quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Relembrando um pouco a experiência de viver uma doença inesperada...


Estes dias estava olhando algumas fotos e encontrei uma do natal de 2012, quando olhei até levei um susto! Como meu esposo estava diferente....


Sempre achei que o câncer era uma doença com que nunca teria que lidar em minha família. Afinal, dois diagnósticos de autismo já era o suficiente!

Não gostava nem de dizer o nome da doença.... eu era o tipo de pessoa que quando sabia de alguém que estava com câncer, eu dizia: Que triste, a fulana está com ‘aquela doença’.

Mas entendi que ‘aquela doença’ não acontece apenas com idosos, não é apenas um problema de saúde, não é uma questão de ‘destino’...

Lembro de cada detalhe enquanto o médico fazia o exame em meu esposo. Ele olhava bem e falava sem nenhuma dúvida ou receio de errar: é um tumor heterogênio grande.
No mesmo instante fiz algumas ligações e graças a Deus por termos um amigo médico muito especial. Graças a Deus por termos família e amigos que cuidam de nós.
Lembro que não fiz as ligações para chorar ou para me desabar no ouvido de alguém, naqueles instantes e durante todo o processo Deus me colocava em pé sempre! Eu queria literalmente resolver os próximos passos e ‘tirar da frente’ tudo o que pudesse impedir o restabelecimento do meu amado esposo. 

É claro que eu chorei muito! Mas não chorava na frente dele. Chorava no chuveiro, no carro e com amigas. Nem me mostrava fraca, eu só posso dizer que Deus me sustentou em tudo. A mim e às crianças.

A cirurgia foi um milagre, em uma semana o Hugo estava operado. Depois da cirurgia vieram más notícias (mais ainda). O tumor era de um tipo raro e já estava lá há mais de um ano, a biópsia apontou que era maligno e tinha invadido o sistema sanguíneo. O médico já havia me adiantado sobre a quimio, radio e talvez uma nova cirurgia, mas eu não comentava sobre isso com o Hugo. Até que a própria biopsia apontou para a malignidade da doença e ele tomou conhecimento.

Como foi sofredor vê-lo passar por tudo aquilo! Só Deus sabe de todas as lágrimas que rolaram do meu rosto. E quando eu perguntei ao nosso amigo médico se o tumor era câncer e ele disse que sim... Eu não conseguia acreditar em tudo que estava acontecendo.

Meu esposo corajosamente começou as quimios, as primeiras 7 diariamente... Ele é um homem forte e encarava com ânimo. Mas no final da semana começou a perder as forças e não conseguia mais segurar o Davi no colo. Confesso que assustava muito.
Depois de alguns dias precisava começar mais 7 sessões diárias. Deus foi maravilhosamente incrível conosco e providenciou todo o tratamento sem que o Hugo precisasse perder o prazo entre um ciclo e outro.

Deus usa pessoas, às vezes aquelas que estão perto e outras vezes gente que não temos ideia... Mas sempre esperamos um carinho maior das que estão perto, e isto recebemos.

Depois de 15 dias da primeira quimio os cabelos começaram a cair e foi um momento triste... Parecia um pesadelo. O Hugo sempre teve bastante cabelo e vê-lo perdendo até a sombrancelha foi estranho demais. Entendemos literalmente que 'nenhum fio na nossa cabeça cai sem a permissão de Deus'...

Durante o segundo ciclo o tempo não passava. A pressão do Hugo lá em cima e as enfermeiras tinham que aguardar abaixar. Foram dias muito tensos. Um detalhe é que sempre nestes dias difíceis aparecia um amigo do Hugo muito especial. Parecia um anjo que chegava sem a gente imaginar.

Um dia no segundo ciclo o Hugo havia passado muito mal e fomos para o pronto socorro. As crianças haviam ficado em casa sozinhas, quando voltamos haviam bilhetinhos das meninas na geladeira que diziam: 'Pai e mãe, vai dar tudo certo! Amamos vocês!' Neste dia percebi o quanto as crianças tinham amadurecido. 

O terceiro ciclo com mais 7 sessões foi milagrosamente também liberado! Deus de novo usou pessoas, desta vez a família para nos ajudar nesta liberação. Eu nunca me senti tão focada e determinada em resolver algo. Um dia precisava comprar umas injeções para a imunidade dele que tinham acabado e o valor era absurdo! Naquele dia parecia que eu ouvia a direção de Deus tão claramente me instruindo onde conseguí-las de forma gratuita. Deu muito trabalho, mas consegui!

As enfermeiras do último ciclo comentavam que não tinham visto ninguém conseguir completar o tratamento. As quimios eram fortes demais e as pessoas não aguentavam.

São tantos detalhes do agir de Deus em tudo que se eu fosse contar seriam muitas páginas. Ah! Foi nesta época também que o Lucas se interessou mais pelos desenhos, eu achava que ele estava perdido não entendendo o que estava acontecendo (e realmente não estava) mas até que não era mal não estar entendendo rsrs... quando comecei a prestar mais atenção ele estava calmamente preparando vários desenhos, sem estar ansioso ou confuso. Parecia estar fora de órbita, mas no sentido positivo. 

O Davi me acompanhou em vários lugares e teve a oportunidade de ver ambientes novos. Encorajava o papai e amadureceu também neste período.

Tem algumas pessoas que estavam tão perto de nós que pareciam anjos, são amigos-irmãos especiais e eles sabem que tem a nossa eterna gratidão. 'O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade'. Provérbios 17.17

A igreja também teve papel fundamental neste período, houve um movimento de apoio muito grande que nos deixava até constrangidos com tanto amor... 

Hoje o Hugo está ótimo, graças a Deus! Faz o acompanhamento e não tem mais nenhum nódulo decorrente da infiltração sanguínea. Hoje podemos comemorar e sempre lembrar dos momentos difíceis com enorme gratidão! 

Sem dúvida o propósito de Deus é sempre perfeito! Muitas coisas que enfrentamos nesta luta não foram compreendidas, mas os ensinamentos são valiosíssimos.

'Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.' Prov. 4.23

Se uma pessoa querida estiver enfrentando uma doença, não espere que ela peça ajuda, faça algo simples sem muito alarde, faça com o coração. Não fique lamentando com ela, não dê a chance de se abrirem questionamentos. Seja divertido com moderação, bem humorado e sempre olhe para a frente, dias melhores virão!

Jesus perguntou: "Por que vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé? "Então ele se levantou e repreendeu os ventos e o mar, e fez-se completa bonança.
Os homens ficaram perplexos e perguntaram:
"Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?" Mateus 8.26-27




“Com o crescimento e o envelhecimento da população no Brasil, é esperado que o número de casos de câncer aumente no País. Mas isso não significa que todas as pessoas quando envelhecerem vão ter câncer. Entre 30% a 40% dos casos da doença podem ser evitados com hábitos saudáveis: não fumar, ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, controlar o peso e o consumo de álcool e usar proteção solar. Esse é a principal mensagem do Dia Mundial do Câncer este ano: existe prevenção e hábitos saudáveis devem ser adotados, se possível, desde a juventude. É preciso que todos aprendam a se proteger e evitem se expor desnecessariamente a fatores de risco para o câncer.”

Luiz Antonio Santini | Diretor-geral do INCA

O câncer é a segunda doença que mais mata no mundo.






6 comentários:

  1. Tatiana vocês foram uma inspiração e um exemplo para todos. Deus os usou para dar testemunho de Sua infinita bondade e sabedoria! É uma honra e um prazer ser sua amiga!

    ResponderExcluir
  2. Querida, lindo seu testemunho!! Como eh bom saber que Deus cuidou de vcs e que o Hugo está bem!!

    ResponderExcluir
  3. Tatiana, vc não não me conhece e eu só conheço um pouco de vc e sua família pela internet, mas o que posso dizer é que, tem razão: Deus coloca as pessoas certas em nosso caminho. Cheguei até vcs por causa do Lucas que, como o meu Daniel, é um anjo azul. Histórias como a de vcs, de amor, de união e de fé dão alento e esperança. Só posso agradecer por seu testemunho! Que Deus continue abençoando-os. Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Tati, minha amada amiga!!! Com a correria cotidiana, muitas vezes nem conseguimos entrar em detalhes de alguns momentos de nossas vidas que nos marcaram e tb foram um marco de Deus para nós. Eu me sinto honrada em conviver com vc e com a sua linda família e amo todos vcs. Obrigada por compartilhar seu testemunho e assim nos mostrar toda a fidelidade do Senhor nas nossas vidas. Vc é um exemplo de mãe, líder, mulher e me mostra como as pessoas podem cultivar a esperança, o amor e a fé em meio a muitas adversidades e sempre com um sorriso e uma palavra incentivadora a todos.Te amo muito, amiga linda!!! Mts bjs. Mel ;)

    ResponderExcluir
  5. Tati como você é uma pessoa admirável! Tenho muito orgulho de te conhecer, aprender com você, conhecer um pouco de sua história e seu testemunho. Deus, com certeza, honra a sua fé e o seu coração bondoso e simples. Muitos beijos querida!

    ResponderExcluir
  6. Tati! Minha admiração por vcs aumentou ainda mais! Que privilégio conhecer uma família que respira Jesus e faz isso com tanta simplicidade e profundidade que é impossível não ser impactado pelo simples fato de conhecê-los! Bjos, Tatila

    ResponderExcluir