quinta-feira, 15 de março de 2012

2 milhões de informações que precisamos saber...

O que isto tem a ver conosco? Tudo. Cada um de nós tem um papel fundamental na sociedade em que vivemos. 'Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram. Tenham uma mesma atitude uns para com os outros'. 

Estima-se que 2 milhões de brasileiros tem autismo. Em crianças o autismo é mais comum do que aids, diabetes e câncer juntos.

O dia 2 de abril - Dia Mundial da Conscientização do Autismo - está se aproximando e nossa atitude pode fazer uma diferença enorme, porque cada um de nós, eu e você, temos a oportunidade de divulgar a síndrome.

No Brasil muitos adultos e crianças ainda passam por situações preconceituosas em escolas, locais públicos, clínicas e até mesmo com suas famílias.




O autismo afeta a comunicação do indivíduo com o restante das pessoas. Os autistas possuem neurônios mais curtos e com menos ramificações, e esse tipo de alteração, dentre outras que nem conhecemos,  provoca a dificuldade para se comunicar e se socializar. O autismo também varia de pessoa para pessoa, não têm autistas iguais. Alguns são extremamente verbais e outros não falam.

Um dos mitos mais comuns sobre o autismo é de que pessoas autistas vivem em seu próprio mundo. Porém, uma criança autista pode ficar isolada em seu canto observando as outras brincarem não porque necessariamente está desinteressada nestas brincadeiras, mas pode ser que a criança simplesmente tenha dificuldade de iniciar e  manter adequadamente uma conversa ou brincadeira. Ela simplesmente não sabe como fazer.

Acima de tudo, nós aprendemos muito com eles. Algumas vezes passamos por situações extremamente difíceis, já em outras, choramos de emoção porque eles foram simplesmente adoráveis e sabemos o esforço que fazem para conseguir ultrapassar algumas dificuldades.

Existe muito o que dizer sobre a convivência com um autismo. Existe muito para ser esclarecido, e a cada dia 02 de abril existe uma oportunidade maior para estes esclarecimentos.

Você pode iluminar sua residência ou a empresa onde trabalha de azul, ou ainda pode usar uma camiseta azul na data. Acesse http://www.revistaautismo.com.br/  para maiores informações e materiais.













Nenhum comentário:

Postar um comentário